Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:
Os entes geométricos fundamentais são entidades que não apresentam definição, apesar de as pessoas geralmente saberem o que elas são (são noções primitivas). O ponto, a reta (ou recta, em Portugal) e o plano são os três entes geométricos e os elementos fundamentais da geometria clássica. Na matemática moderna, contudo, esses conceitos relativizam-se. Planos podem ser pontos num espaço de dimensão superior, funções podem ser pontos em um espaço funcional. Em outras palavras, na matemática moderna, o que vale são as relações entre os entes matemáticos. Entretanto, o estudo de geometria clássica tem óbvias necessidades práticas e teóricas.
Há três tipos de entes geométricos: a linha, os polígonos e os sólidos geométricos.
O ponto é uma entidade geométrica que não tem altura, comprimento ou largura, ou seja, é adimensional. Em sucessão contínua, os pontos constroem linhas. As linhas têm uma única dimensão; o comprimento. Na disciplina de Geometria, a reta é compreendida como um conjunto infinito de pontos. As retas podem intersectar-se em qualquer dos seus pontos ou com planos (também entendidos como conjuntos infinitos de pontos).
Uma figura geométrica (polígono) é constituída, e por isso sempre representada, através de pontos que se situam em um mesmo plano (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, hexágono, pentágono, paralelogramo, losango, etc.).
Uma figura sólida (ou sólido geométrico) é uma figura que tem pontos de representação em diversos planos (cubo, pirâmide, cilindro, esfera, etc.). Os sólidos geométricos têm três dimensões, a saber: altura, largura e comprimento. São, por isso, constituídos por vértices, que ligam arestas que, por sua vez, constroem faces. Estas faces são, na generalidade, figuras geométricas, excluindo-se raros casos (como a esfera). As faces dos sólidos geométricos podem ser entendidas como planos.